domingo, 16 de agosto de 2020

Os 23 Melhores Filmes de Ficção Científica Netflix

 

1. O Poço

O Poço (El Hoyo / The Platform, 2019) é um filme que chegou sem grandes apresentações pela Netflix, mas que já fez um barulho dos bons, apresentando um roteiro pra lá de original e instigante.

Apresenta uma trama de suspense e ficção científica espanhola, que acompanha Goreng, um homem que se habilita para participar de um experimento social, mas sem estar ciente no que realmente estava se metendo - uma prisão vertical com vários níveis e regras no mínimo peculiares.

Nesta nada comum prisão, a comida é enviada apenas uma vez por dia, de cima para baixo. Ou seja, enquanto as pessoas nos níveis mais altos comem o tanto que bem entenderem, os que estão nos níveis mais baixos ficam apenas com as sobras, ou nem isso.

O Poço é um filme de ficção científica que, de uma forma peculiar, se apega às mazelas sociais, proporcionando uma história daquelas que colocam a gente pra refletir - o filme é cheio de segredos e possíveis interpretações - curtiu? é só dar play no título na Netflix.

 2. Circle

Uma história instigante embalada por um clima constante de suspense, é assim que a trama de Circle se apresenta ao espectador.

Circle acompanha 50 estranhos que, em um círculo, são forçados a escolher quem merece viver de acordo com as “regras do jogo”. 

Pessoas despertam em um câmera misteriosa, sem nem ao menos se lembrarem como foram parar ali. De tempos em tempos, um deles deve morrer e, o que nos começo parecia ser algo aleatória, começa a ser percebido que pode ser “controlado”, ou seja, o grupo precisa escolher quem vive e quem morre.

Tá aí mais um filme de ficção científica que se apega ao âmago de ser humano, bem como o funcionamento da nossa sociedade. Fazendo aquele em frente a tela refletir sobre como reagimos ao sermos forçados a tomar decisões em circunstâncias não agradáveis.

Mas isso não é tudo, pois a trama de Circle se desenvolve junto à mistérios e nos envolve em uma narrativa de suspense, que por vezes ainda causa sustos, mesmo quando achamos saber o que vai acontecer.

3. Bird Box

Bird Box (2018) é um filme de suspense da Netflix, baseado no livro de mesmo nome, que já chegou dando o que falar na plataforma, dividindo opiniões, colocando a galera pra pensar e disso saiu várias e teorias e, claro, memes.

Sob a direção de Susanne Bier, Bird Box apresenta Malorie (Sandra Bullock), uma mulher que está grávida quando começa um apocalipse e terá que sobreviver à algum ser misterioso que faz com que as pessoas que olham para ele, acabam por tirar a própria vida.

Logo, os personagens na trama fazem de tudo para não olhar, contando com a ajuda de vendas nos olhos. Mas a questão é: o que será que as pessoas que se matam veem? O que é esse “ser”? E qual o motivo para isso tudo? Pois bem, só assistindo para tirar suas próprias conclusões de desvendar os mistérios.

Bird Box faz jus a um dos cenários mais aclamados quando se trata de ficção científica, ao que tem a trama ambientada em um mundo pós-apocalíptico e você pode conferir o longa na íntegra na Netflix.

4. O Espaço Entre Nós

O Espaço Entre Nós entrega uma obra em tanto, ao harmonizar ficção científica e romance. No longa, a mistura de gêneros consegue acertar em cheio ao dar forma à cenas encantadoras e envolventes.

A trama de O Espaço Entre Nós se desenvolve em um história de amor, romance, aventura, esperança e coragem para encarar algo novo quando se trata de viver o que se sente de verdade, mesmo quando isso pode vir acompanhado de certas consequências.

Estrelando Asa Butterfield, que dá vida ao encantador Gardner Elliot, um garoto que nasceu em Marte e, na busca por entender mais sobre ele mesmo, vai para a terra com o apoio de Tulsa, por quem se apaixonou.

O filme O Espaço Entre Nós proporciona uma experiência em tanto- romance teen, sci-fi e ainda um pouco do estilo road movie - indo além da história e cativando com lindos cenários e planos de ambientes encantadores.

5. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

O romance épico de Joel e Clementine chega à gigante de streaming, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças está disponível na Netflix!

Um longa de 2004 que se encaixa perfeitamente na categoria que podemos chamar de filmes espetaculares, no qual, basta a premissa e os primeiros minutos para notarmos a excelência da obra e, com o desenrolar dos fatos a certeza aparece.

Com Kate Winslet e Jim Carrey (este dando vida a um personagem que destoa totalmente do que estamos acostumados a vê-lo protagonizar), Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças nos convida a assistir a história de amor de Joel e Clementine, um casal que tentou fazer o relacionamento funcionar durante anos.

No Entanto, Clementine já cansada da relação fracassada busca pelos serviços da empresa Lacuna, a qual realiza o trabalho de apagar as memórias indesejadas (geralmente amorosas) dos pacientes. 

Joel, desolado e com raiva do que ela fez, escolhe fazer o mesmo e, a partir deste momento o filme se passa basicamente dentro da mente do personagem que, ao perceber a importância das suas memórias, passa a lutar para que as mesmas não sejam apagadas, procurando por um lugar seguro dentro da sua própria mente.

Quer descobrir o desfecho desse romance com ficção científica? Então corre pra assistir na Netflix.

6. Cópias - De Volta à Vida (Réplicas)

No filme Cópias - De Volta à Vida, Keanu Reeves vive um neurocientista que, após perder toda a sua família em um acidente de carro, vai usar todo o seu conhecimento para trazer todos de volta através de um experimento de clonagem que desafia o governo, bem como as leis da física.

O longa não se apega a grandes invencionices, segue uma trama mais básica, mas não menos envolvente que, em meio a elementos sci fi nos coloca frente a paradigmas morais e dilemas éticos.

Apesar das diferentes opiniões que se dividem entre aqueles que assistem ao filme, Cópias - De Volta à Vida funciona como um bom entretenimento, principalmente para quem não liga para alguns elementos sem sentidos, explicações e desfechos mais rasos. Até porque, ser protagonizado por Keanu Reeves, já é um filme que vale a pena assistir.

7. Sombra Lunar

Sombra Lunar é um filme onde o elemento de viagem no tempo ganha novas proporções e uma fórmula super interessante. De quebra, este filme de viagem de ficção científica ainda oferece serial killer, suspense e ação.

A trama parte da premissa de um investigador que já em meio a paranóias, quer a todo custo encontrar uma misteriosa serial killer. Mas não apenas uma assassina em série, as mortes são realizadas de uma forma bem instigante e se repetem a cada nove anos com o mesmo padrão.

No mínimo interessante, não é mesmo? Uma premissa em tanto, para um desenrolar de fatos a altura, com ambientação impecável e fotografia que nos imergir no que se passa em tela. Sem dúvidas, vale muito a pena conferir Sombra Lunar na Netflix.

8. A gente se vê ontem

Com narrativa que vai além de máquinas do tempo, grandes tecnologias e invencionices ainda não tão possíveis atualmente, o filme de ficção científica A gente se vê ontem se mostra em dilemas morais, problemas sociais e usa as mazelas da sociedade para desenvolver toda a história.

A sinopse da Netflix diz apenas: Dois jovens-prodígios tentam dominar a arte de viagem no tempo, mas um tiroteio trágico acaba os colocando em uma série de situações perigosas no passado”. E o desfecho a partir daí, é o mais envolvente e instigante possível.

O filme A gente se vê ontem é uma aventura de ficção científica que fala sobre família, diferenças culturais e a necessidade universal de corrigir os erros do passado. Sob a direção de Stefon Bristol e produção de Spike Lee, a narrativa ganha uma construção e execução impecável.

Paradoxos e complicações causados por viagens no tempo, ciência, geração de energia e muita ação culminam em uma trama espetacular no filme A gente se vê ontem.

9. Black Mirror: Bandersnatch

O que se tornou uma das séries mais impactantes e instigantes dos últimos tempos também virou filme! Black Mirror: Bandersnatch segue o melhor que a série tem a oferecer, colocando você para guiar, literalmente, o filme.

Junto ao título da ontologia "Black Mirror", o filme segue a mesma linha dos episódios normais - trata-se de uma construção independente, ligada apenas pela temática tecnológica futurista/tecnofóbica e pessimista. Com o diferencial de ser um filme interativo, ou seja, Bandersnatch consegue oferecer diferentes experiências para cada espectador, ao que o mesmo faz escolhas e guia o personagem.

A trama de Black Mirror: Bandersnatch se passa em 1984, quando um rapaz está tentando desenvolver um jogo interativo, para uma empresa, e acaba sem conseguir prosseguir com o mesmo, preso em dilemas diversos que envolve o livre arbítrio e, como o formato nos oferece, em meio a vários possíveis “finais”.

10. The Titan

Ficção científica junto ao tema de caos na terra é a fórmula de muitos bons filmes do gênero e, em The Titan ela funciona mais uma vez, conseguindo seguir uma linha inovadora, mas sem se desapegar de certos elementos já comumente presentes em filmes de ficção científica.

Ao procurar o título The Titan na plataforma da Netflix e encontre a seguinte premissa: “Um soldado passa por uma transformação genética radical para salvar a humanidade, mas sua esposa teme que ele esteja se tornando mais criatura do que homem”.

Deste ponto em diante, somos levados por uma trama que nos envolve nesta viagem que ruma o desconhecido, bem como uma nova imagem aos seres humanos, em prol da sobrevivência da espécie (?). O filme The Titan ainda merece ser ovacionado pela fotografia na qual é ambientado, que nos faz imergir e deixa tudo mais real frente aos nossos olhos. 


11. Beyond Skyline

Um filme com alienígenas, Beyond Skyline segue no melhor estilo ficção científica, com o bônus de ótimas cenas de ação, combinação instigante que envolve o telespectador.

Beyond Skyline se apresenta com a sequência de Skyline - A Invasão. Neste, o detetive terá que lutar para resgatar seu filho, que fora raptado durante uma invasão alienígena - que sequestrou a maior parte da população e aprisiona as pessoas em naves.

Pontos para os efeitos especiais, que aqui nos coloca em meio ao caos do ambiente, em uma realidade controlada por seres alienígenas nada agradáveis. Cores marcantes e sons precisos embalam as cenas e nos fazem ficar vidrados em frente a tela a fim de acompanhar o desfecho desta história sci-fi.

12. IO

O planeta terra a beira de um colapso para ser a ambientação de uma trama sci-fi é uma das melhores opções, sem dúvidas. Temas como este, tal como mundo pós apocalíptico, embalam as melhores histórias de ficção científica. E, no longa IO a premissa promete - e cumpre.

Quando a terra está em ruínas, a jovem cientista Sam não vai medir esforços para achar uma forma da raça humana não ser exterminada, se adaptando ao novo mundo (uma lua de júpiter) ao invés de migrar para outro lugar. Mas até onde isso é possível?

Perante a evacuação do planeta e a última nave de sobreviventes partindo, Sam terá que escolher entre se juntar ao restante ou ficar e lutar para salvar o planeta. 

Sob a direção de Jonathan Helpert, o filme de ficção científica IO arrasa no visual e está repleto de paradigmas que nos fazem refletir ao mesmo tempo em que nos envolvemos em uma trama futurista.

13. Durante a Tormenta

As viagens no tempo é um tema que move a maioria esmagadora dos filmes de ficção científica, fórmula que encanta muitos fãs do gênero e é alvo de reflexões e debates sobre os paradoxos de tal ação.

No longa Durante a Tormenta, viagem do tempo é abordado na sua mais pura forma: as consequências no presente, por causa da mudança no passado. Neste longa, Vera consegue impedir a morte de um garoto, enquanto está acontecendo uma espécie de interferência entre duas épocas diferentes (sem que ela até então saiba).

Por este motivo, Vera passa a viver outra realidade, desencadeada de acordo com sua ação no passado, sem sua filha, nem marido. Mesmo com uma premissa comum, o filme Durante a Tormenta consegue proporções surpreendentes, que nos fazem ansiar para entender os “porquês” e chegar ao desfecho final  dos fatos.

Ação, suspense e emoção embalam a incrível história do longa Durante a Tormenta, tendo como a cereja do bolo, a tão amada ficção científica.

14. Onde Está Segunda?

Em Onde Está Segunda? acompanhamos a história de seis irmãs gêmeas que precisam se esconder e enganar o governo enquanto procuram pela sétima irmã. 

Ano de 2073, um futuro onde cada casal pode ter apenas um filho; sendo assim, apenas essa premissa já é a promessa de uma história em tanto.

Onde Está Segunda? é um filme que, desde seu lançamento (2017) vem agradando a crítica, bem como ao grande público. Um filme de ficção científica, com belos cenários futurísticos, muita ação e de quebra, um suspense muito bem construído.

Destaque para Noomi Rapace, que interpreta magistralmente as sete irmãs, com personalidades distintas. Se aprofundando em cada uma, mostrando o que cada irmã tem de único, indo além do que apenas no exterior.

15. ANON

ANON é um filme de ficção científica original Netflix, com uma trama futurista onde a existência de um sistema inteligente de segurança é capaz de fazer com que o crime praticamente deixe de existir.  

Porém, neste cenário, algumas consequências incluem praticamente a inexistência da privacidade, já que o governo se encarrega de realizar uma vigilância invasiva, bem como gravar memórias pessoais.

Problemas surgem quando uma misteriosa mulher (Amanda Seyfried) descobre uma falha neste processo de vigilância, e pode ameaçar a “integridade” deste novo modelo de sociedade. O detetive Sal (Clive Owen) em meio a uma investigação de serial killers se depara com esta misteriosa mulher, e a partir daí, a trama toma rumos surpreendentes.

Com um visual tecnológico que enche os olhos, o filme ANON ganha prestígio por sua fotografia e ambientação de cenários, deixando tudo imersivo a ponto de envolver aquele em frente tela.

16. Next Gen

Animação sci-fi original Netflix, Next Gen se aventura pelo campo da ficção científica, incluindo robôs e um doido tentando dominar o mundo com o uso de tecnologias. 

Next Gen capricha nas escolhas visuais e com uma trama dinâmica e envolvente, ganha espaço entre os “em alta” da Netflix, tal como lugar em nossa lista de melhores filmes sci fi da plataforma de streaming mais famosa.

O ponto de partida da narrativa traz Mai, uma garotinha solitária, que de uma forma improvável, acaba com um melhor amigo que é uma verdadeira máquina de combate. Agora, junto ao seu amigo robô gigante, Mai terá que se aventurar em meio a lutas para derrotar vilões e salvar o planeta.

Se você curte filmes de ficção científica e animação, com certeza não vai se arrepender de assistir o filme Next Gen na Netflix.

17. Extinção

Peter, um homem atormentado por sonhos estranhos que incluem invasão alienígena - sem entender se é apenas algo da sua imaginação ou uma possível premonição, vai atrás de entender o que tudo aquilo pode significar, a fim de proteger àqueles que ama. 

Mas a confusão em sua cabeça passa a tomar forma fora dela, onde vai se deparar com uma real invasão alienígena no planeta.

Extinção é um filme com reviravoltas interessantes e um desfecho mais ainda; motivo pelo qual o filme vem tendo uma boa aceitação pelos usuários da plataforma de streaming.

Pode não ser uma grande aposta da Netflix, mas de sua forma despretensiosa consegue ser um bom entretenimento, e envolver aqueles que gostam de uma história futurista, com alienígenas, armas tecnológicas e efeitos especiais que encantam.

18. iBoy

Tecnológico, iBoy busca usar de elementos que nos convençam do quão possível e real a trama pode ser. Tudo decorre do dado momento em que Tom acaba levando um tiro na cabeça ao tentar ligar para polícia, a fim de impedir que sua amiga Lucy acabasse sendo  violentada por bandidos.

O tiro também acerta o seu smartphone e fragmentos do aparelho acabam se integrando ao cérebro do rapaz, o que acaba lhe dando super poderes - os quais ele pretende usar para se vingar daqueles que fizeram mal a ele e a Lucy.

Estrelado por Bill Milner e Maisie Williams (Arya Stark de Game of Thrones) o filme vai de romance adolescente para uma trama que, em meio a elementos futuristas aborda problemas sociais reais. 

A fotografia é envolvente, com jogos de luzes precisas e, mesmo que caminhe a passos lentos, o filme iBoy desde os primeiros minutos insinua acontecimentos que vão sendo esclarecidos no decorrer da narrativa, envolvendo o telespectador até o desfecho final.

19. ARQ

Ambientado em um futuro não tão distante, ARQ nos convida a assistir a luta do “bem e mal” em questão de um elemento que é fonte de energia e bem mais precioso nesse novo mundo - onde a energia é um recurso escasso.

Tal fonte de energia - que pode salvar a humanidade, vale ressaltar - carrega consigo o efeito colateral de proporcionar um loop temporal, que aprisiona as pessoas em uma viagem alucinante de tempo e espaço.

O filme ARQ possui uma narrativa muito bem construída e inteligente, desenvolvida em sua maioria em um espaço físico minúsculo de um esconderijo. Mas vai longe na história, como um quebra cabeças infinito que não para de ganhar novas peças.

Paramos por aqui, pois poucas palavras proferidas podem acabar sendo spoiler do gran finale. Se você curte um bom filme de ficção científica, recomendamos que não hesite e dê play no filme ARQ na Netflix.

20. Spectral

Spectral nos leva a imergir em uma história de ação, muito bem estruturada em elementos sobrenaturais e de ficção científica, partindo da premissa onde uma equipe de forças especiais terá que deter uma invasão de seres sobrenaturais. 

Ao serem convocados para esta missão ultra secreta, eles terão que combater um inimigo de forma invisível, que só pode ser visto pelos olhos humanos que usarem um óculos “especial”.

O filme Spectral, através de suas cenas, vai soltando peças para que, ao fim da trama elas formem um quebra cabeça, complexo, mas que vai se esclarecendo no desenrolar dos fatos.

Uma ótima pedida para a sessão pipoca de quem que curte um bom filme de ação futurista e não se importa com elementos que beiram o absurdo. O diretor Nic Mathieu caprichou em oferecer uma narrativa com criaturas alienígenas, heróis de guerra e armas de combate ultra tecnológicas.

21. Sem Limites

Quando o escritor Eddie, já não mais no melhor de sua mente e capacidade intelectual, opta por fazer uso de uma droga que é capaz de potencializar e elevar sua eficácia cerebral, as consequências podem ser nada agradáveis.

Até onde sabemos, o ser humano consegue usar no máximo 20% de sua capacidade mental, imagine agora, alguém capaz de usar 100% do cérebro. Bem, até o momento isso é coisa de filme de ficção científica, e dos bons - como é o caso deste aqui. Já que Sem Limites consegue a proeza de agradar a crítica tão bem quanto ao grande público.

E nada melhor que um clima tenso, para proporcionar que a narrativa siga uma linha de suspense, que nos faz ansiar pelo desfecho final, para ver o que vai acontecer.

22. Aniquilação

Quando seu marido desaparecido a um ano reaparece sem concretas explicações, uma bióloga (Natalie Portman) se habilita a investigar um estranho e intrigante fenômeno e, para isso, se junta a mais quatro cientistas. 

Nesta exploração, vão encontrar elementos nada comuns, que chegam a  ser bizarros - tanto quanto encantadores - e enfrentar perigos diversos, incluindo animais mortais.

A bióloga busca estudar este fenômeno que parece estar causando mutações no ambiente e, ainda descobrir respostas para uma possível forma de recuperar a saúde do marido, o qual parece ter sofrido algo ao participar dessa mesma missão exploratória antes de voltar para casa.

Aniquilação é um longa recheado de elementos sci fi, que instiga o telespectador a entender as entrelinhas. A narrativa se aventura em abranger o tema de autodestruição, seja de forma física ou psicológica, mas isto ainda consegue ser apenas a premissa para algo muito maior, que vai exigir a sua atenção durante todo o filme.

23. OtherLife

Em OtherLife a realidade virtual atinge outro patamar. Não mais um software, essa tecnologia agora é possível através de uma química, um tipo de droga que ainda consegue fazer com que o usuário tenha mudanças na percepção temporal, onde míseros segundos se tornam horas e até dias no mundo virtual. 

A cientista Rae é a responsável pela criação da droga, que logo se vê em meio a um conflito de ideias com seu parceiro a respeito de como usar a sua mais nova concepção. Junto a dramas pessoais e interesses corporativos, algo como uma criação tão brilhante pode acabar sendo elemento de um jogo arriscado e perigoso.

Por vezes, confuso, mas basta que você dedique um pouco mais de sua atenção para começar a juntar os pontos. A fotografia e ambientação ajudam que você se envolva em um mundo tecnológico, e faz refletir sobre a plausível possibilidade de algo semelhante nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário