Serviços estrangeiros como Hulu e Pandora não estão disponíveis no Brasil, enquanto outros como a Netflix estão por aqui, mas possuem um catálogo diferente em outros países. A seguir, apresentamos algumas soluções para barrar os bloqueios e ter acesso a serviços indisponíveis no Brasil ou a catálogos de outros países.
Com vocês, o TunnelBear
O TunnelBear cria um túnel por onde passa todo o tráfego entre você e o site que está acessando, burlando qualquer bloqueio ou censura vigente. O seu IP verdadeiro é oculto, enquanto tudo o que o site verá é o endereço do TunnelBear, fazendo-o pensar que você está nos Estados Unidos, Europa ou algum outro país.
Assim, você poderá acessar qualquer serviço indisponível no Brasil ou navegar de forma anônima na internet. O TunnelBear também pode bloquear publicidade, scripts de rastreamento, scripts de estatísticas, botões de compartilhamento em redes sociais e tudo o que representar um risco para sua privacidade.
Para usar é muito simples, sendo este um dos programas mais amigáveis ao usuário disponíveis hoje. Basta baixar e instalar o aplicativo e ao abrí-lo, você deve criar uma conta ou fazer login. Logo em seguida, você será apresentado a uma interface bem minimalista.
Ela mostra um botão para ativar ou desativar o túnel e um menu para selecionar um servidor em alguma das regiões disponíveis, como Estados Unidos e Reino Unido. Acima dessas opções há informações sobre o plano contratado e se você está conectado. Uma vez conectado, todo o tráfego do seu computador vai passar ser direcionado por dentro do túnel do serviço.
Além disso, há uma pequena engrenagem que dá acesso às configurações. Porém, o serviço tem um limite de 500MB de tráfego para contas gratuitas. A versão paga não limita o tráfego e te deixa usar as versões para dispositivos móveis iOS ou Android.
Conheça também o Hola Unblocker
O Hola é um aplicativo para smartphones, tablets e também um complemento para navegador usado por mais de 11 milhões de pessoas, permitindo o acesso a qualquer site a partir de qualquer país.
Ele está disponível para Windows Phone, Android, Chrome e Firefox. Não há versão disponível para dispositivos iOS e usuários de Mac devem usar o complemento para navegador, o qual não dispõe de acelerador de velocidade. Usuários de Linux e Chrome OS também devem usar os complementos para tirar vantagem do serviço.
Como você deve ter reparado no parágrafo anterior, o Hola é um proxy que, ao contrário dos demais, não deixa sua conexão mais lenta. Em vez disso, ele acelera sua navegação nos sistemas operacionais compatíveis. É um serviço gratuito suportado por publicidade, mas para quem não deseja vê-las, pode adquirir o plano Premium.
Para usar, basta instalar o Hola no seu navegador, computador ou dispositivo móvel e acessar o site que anteriormente estava bloqueado para sua região. A tal aceleração funciona graças a uma mistura de tecnologias patenteadas, sistemas de cache, múltiplas fontes, compressão, compartilhamento peer to peer e outras técnicas.
O sistema peer to peer funciona compartilhando recursos ociosos das máquinas que usam o serviço e salvando em cache o que o usuário visita, servindo essa cópia para outros usuários do Hola nas redondezas. Graças a isso, você obtém velocidades de navegação e download mais rápidas, além de menor tempo de carregamento de vídeos.
Unblock.us é um dos melhores
Se você não se importa em pagar US$ 5 por mês, o Unblock Us é uma ótima opção para burlar qualquer bloqueio ou censura que você esteja sofrendo ao tentar visitar um site. Ele é ótimo também para quem quer ver vídeos de um serviço de streaming indisponível na sua região.
Você pode experimentar o Unblock Us por uma semana antes de escolher se deseja continuar e pagar a mensalidade. Ele funciona enganando o site e fazendo ele pensar que você está num outro país onde o serviço está disponível, sem que de fato você tenha se mudado.
Tudo o que você precisa fazer é usar os servidores DNS que ele disponibiliza. Ele tem uma página informando como configurar os mais variados dispositivos, desde smartphones até computadores, passando por televisores e consoles de vídeo game. Ele também tem uma página explicando como ver se o serviço está funcionando.
Similar ao anterior, temos o Tunlr
O Tunlr é um serviço gratuito, similar ao Unblock Us e também funciona a partir da alteração dos servidores DNS da sua máquina, roteador ou modem. É compatível com uma série de dispositivos, desde smartphones até computadores, passando por consoles de vídeo game.
Simplesmente defina os endereços abaixo nas configurações de servidor DNS da sua máquina, dispositivo ou roteador e veja se está tudo funcionando.
- 69.197.169.9
- 192.95.16.109
O Media Hint também é uma boa alternativa
O Media Hint é um complemento para Chrome e Firefox que permite acessar sites como Hulu, Pandora, Netflix e Rdio mesmo onde eles ainda não estão disponíveis ou bloqueados. Funciona mais ou menos como o Hola Unblocker. Para instalar o complemento, clique aqui.
Experimentem o UltraSurf
O UltraSurf é um programa que conecta o usuário ao proxy mais próximo da localização dele e criptografa tudo o que é transmitido. Desta forma, você pode navegar anonimamente na internet enquanto oculta seu IP verdadeiro, se protege em redes sem fio abertas e burla qualquer bloqueio ou censura.
Foi originalmente desenvolvido para permitir que usuários residentes na China pudessem se livrar da forte censura e monitoramento realizados na rede daquele país. Porém, acabou tornando-se bastante popular, sendo usado hoje por milhões de pessoas ao redor do mundo, mesmo em países que não realizam censura.
Para usar, basta baixar e clicar duas vezes. Não é necessário instalar nada e o programa é completamente gratuito. Não causa grande impacto na velocidade de sua navegação, é bem leve, portátil (pode ser usado a partir de um pen drive) e não requer registro algum. Você pode usar no dia a dia e acessar os sites que desejar independente do país em que esteja.
Não vamos esquecer do TOR
O TOR, ou The Onion Router, é uma rede distribuída de túneis mantidos por pessoas anônimas e organizações. Nenhum ponto da rede pode dizer qual o destino final que você tomou para chegar no site desejado.
Desta forma, você pode navegar anonimamente na internet sem que façam análise do seu tráfego, para descobrir de onde você veio e para onde está indo. O TOR é muito usado por quem quer privacidade, por jornalistas que querem se comunicar de maneira segura com dissidentes e denunciantes, burlar bloqueios, censura e muitas outras situações.
O TOR também é bastante usado para acessar sites da deep web, que não podem ser abertos do jeito que estamos acostumados a fazer normalmente aqui na "superfície" da grande rede. O problema é que, para alcançar esses objetivos, o TOR acaba por deixar sua navegação um pouco mais lenta.
Ele é compatível com Windows, Mac, Linux, Android e Nokia Maemo. Todas essas versões estão disponíveis nesta página. O TOR é mais indicado mais para quem deseja o máximo de anonimato e privacidade, abrindo mão de velocidade em busca de segurança. Se você deseja apenas acessar um serviço bloqueado no Brasil de streaming, escolha uma das versões anteriores que são mais velozes e mais simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário